Pergunta dos leitores : Como vencer o medo e a insegurança de tocar em público?

fundo_branco

Recebemos essa pergunta por e-mail  (contatoelectrospace@hotmail.com) pelo leitor Rafael Souza.

Sei que é a dúvida de muitos leitores aqui no site.E sim,é normal ter medo/vergonha de se apresentar em público.Afinal,ter muitas ou até mesmo centenas de pessoas olhando pra você e dançando com o seu som pode ser constrangedor,mas acredite,vale a pena.Ser dj não é fácil,mas quando você supera os obstáculos,vê que todo o esforço vale a pena.Pesquisamos em várias fontes e sites para saber algumas dicas de como aparecer ao público sem ficar vermelho!As conclusões que tiramos se resumem nesse post agora,das perguntas dos leitores.Confira

O medo de falar/apresentar ou até mesmo apenas aparecer em um lugar público assombra praticamente pouco menos da metade da população mundial.Segundo pesquisas,o maior medo da humanidade atual é se apresentar em público.Em profissões que necessitam desse quesito,como dj,temos que aprender a lidar com isso.Não podemos deixar que o medo nos domine,fazendo com que nossos sonhos morram por causa dele.Mas temos uma ótima notícia pra você: esse medo pode ser controlado e vencido.As estratégias que você pode usar estão alistadas a seguir:

Não queira o set perfeito

Não queira ter um set perfeito,porque você nunca vai conseguir.Até mesmo djs muito famosos não conseguem agradar 100% ao público,tanto que sempre vemos críticas a respeito de determinada apresentação,mas também vemos elogios.Então,o set tem que estar bom pra você,se você tentar agradar a todos,seu mix era virar uma mistura!Tente agradar o público,mas saiba moderar isso.O que isso tem a ver com o medo?Segundo pesquisas,o medo de apresentações públicas é em boa parte consequência de insegurança,nesse caso,de não estar seguro com o que vai apresentar.Portanto,não se estresse por pouco.Prepare o seu set e experimente.Com o tempo,você verá do que o pessoal gosta e poderá melhorar suas apresentações.

Conheça seu material e se prepare

Se você não se preparar,não souber o que fazer na “hora h” você vai ficar nervoso mesmo.Mas e se agora você chegar lá e estar confiante do que fazer,confiante de que seu set vai dar certo?Já a bastante tempo,o Electro Space preparou um post chamado 5 dicas para ser um bom dj. (clique no link para ir até o post).Nessa matéria preparada pelo site,colocamos 5 dicas não só para ser dj,mas também para saber como animar um público.Vale a pena conferir!Conhecer o material significa não apenas decorar a sequência de músicas do mix,mas também gostar de estar fazendo aquilo.Se sua motivação for a sua paixão pelo o que você está fazendo,o medo será derrotado.

427091_626065097405390_561653066_n

O medo é vencido pela auto confiança!

Pratique muito!

Nada se consegue sem trabalho.Um bom baterista não nasce sabendo tocar bateria,ele aprende e com o tempo aperfeiçoa o seu conhecimento.Do mesmo modo,um bom dj ele não nasce,ele se torna.Então,não espere que a experiência venha assim,de um dia para o outro.Seu medo será vencido a partir do momento que você reconhecer que você realmente está se esforçando para isso.

Seja otimista,visualize o sucesso

Pare de se lamentar que você não vai conseguir!Chegue lá e mostre seu potencial,porque se nem você não acreditar em si mesmo,quanto fará seus futuros fãs!Auto confiança é tudo para o sucesso.

Essas são apenas algumas dicas para vencer o medo.Se alguma  de suas dúvidas não foi esclarecida aqui,deixe-a nos comentários ou envie para o nosso e-mail (contatoelectrospace@hotmail.com) e tentaremos o ajudar particularmente,pois sabemos que cada caso tem sua solução!Não existe uma regra para todos.

As informações dessa postagem foram baseadas num post feito pelo site HP Technology at Work sobre como perder o medo de falar em público,e adaptadas pelo Electro Space para como vencer o medo de tocar em público.


3 thoughts on “Pergunta dos leitores : Como vencer o medo e a insegurança de tocar em público?

  1. Olá denovo, Gostaria de saber algum programa bom e não muito complicado para fazer um remix ou um mashup, Tipo cortar o Break de uma música e colocar outro sem ser por cima e tals, vlw

    1. Olá Raul,a equipe não costuma a testar muitos programas no computador,pois possuímos pick up. Recentemente experimentei o Xfire Music e foi o único que eu encontrei para fazer exclusivamente mashups .Pode ser baixado no iTunes,porém não fica um mashup/remix muito profissional,até porque se você quer músicas e remixes profissionais,você precisa usar um equipamento profissional : mixers.
      Aqui tem um vídeo explicativo de como baixar http://www.youtube.com/watch?v=jSpmaOh2_Uo
      Na minha opinião,ainda prefiro o Virtual Dj,porém quero que você experimente esse e tire suas próprias conclusões.
      Espero que tenha o ajudado.Qualquer dúvida,entre em contato!

    2. Olá Raul,a equipe não costuma a testar muitos programas no computador,pois possuímos pick up. Recentemente experimentei o Xfire Music e foi o único que eu encontrei para fazer exclusivamente mashups .Pode ser baixado no iTunes,porém não fica um mashup/remix muito profissional,até porque se você quer músicas e remixes profissionais,você precisa usar um equipamento profissional : mixers.
      Aqui tem um vídeo explicativo de como baixar http://www.youtube.com/watch?v=jSpmaOh2_Uo
      Na minha opinião,ainda prefiro o Virtual Dj,porém quero que você experimente esse e tire suas próprias conclusões.
      Espero que tenha o ajudado.Qualquer dúvida,entre em contato!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s